Respostas Sociais

A Resposta social foi licenciada em 4 de fevereiro de 2022 (Licença nº 2/2022) pelo Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal.

A 22 de março de 2024 foi celebrado o acordo de cooperação com a Segurança social regulamentado pela Portaria nº139/2013 de 2 de abril que abrange 80 famílias.

O âmbito geográfico da resposta social é o concelho de Seixal e concelhos limítrofes.

CAFAP

É um serviço de apoio especializado a famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.

Objetivos

a) Prevenir situações de risco e de perigo através da promoção do exercício de uma parentalidade positiva;

b) Avaliar dinâmicas de risco e de proteção das famílias e possibilidades de mudança;

c) Desenvolver competências parentais, pessoais e sociais que permitam a melhoria do desempenho da função parental;

d) Capacitar as famílias, promovendo e reforçando dinâmicas relacionais de qualidade e rotinas familiares;

e) Potenciar a melhoria das interações familiares;

f) Atenuar a influência dos fatores de risco nas famílias prevenindo situações de separação das crianças e jovens do seu meio natural de vida;

g) Aumentar a capacidade de resiliência familiar e individual;

h) Favorecer a reintegração da criança ou jovem em meio familiar;

i) Reforçar a qualidade das relações da família com a comunidade, bem como identificar recursos e respetivas formas de acesso.

Modalidades de Intervenção

O CAFAP visa a qualificação familiar mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais nas diversas dimensões da vida familiar e compreende níveis diferenciados de intervenção de cariz pedagógico e psicossocial que, de acordo com as características das famílias, integram as seguintes modalidades:

a) Preservação Familiar – Pretende preservar a criança e/ou jovem no seu meio natural de vida.

b) Reunificação Familiar – Visa o regresso da criança ou jovem ao seu meio familiar, designadamente nos casos de acolhimento, através de uma intervenção focalizada e intensiva que pode decorrer em espaço domiciliário e ou comunitário.

Referenciação

As famílias são referenciadas, através de formulário próprio, pelas Equipas Multidisciplinares de Assessoria aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, bem como por entidades públicas e privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.

Equipa Técnica

O CAFAP tem uma equipa multidisciplinar com formação nas áreas do Serviço Social, Educação Social e Psicologia.